Sistema de Navegação

Categoria: game | Nivel: Iniciante

Sistema de navegação

 

 

Olá Piratas, nesse tutorial venho explicar para vocês como funciona todo o sistema de navegação do Grand Line Adventures. Sentem-se e pegue seu copo de rum pois esse guia será longo. Abaixo segue o índice de cada seção do tutorial para você não se perder.

 

1. Obtendo o primeiro navio

 

2. Controlando o navio

 

3. Interface de navegação

 

4. Consertando seu navio

 

5. Evoluindo o navio

 

6. Equipamentos para seu navio

 

7. Aparência do seu navio

 

8. Perigos do mar Obtendo o primeiro navio Primeiro vamos conseguir a nossa embarcação inicial para poder explorar os mares do Grand Line Adventures, para isso você precisa completar todas as missões do prefeito de foosha Woop Slap, você pode conferir toda a linha de missões Clique Aqui..

 

 

 

 

Ao concluir as missões do prefeito você é presenteado com um Kit de Melhorias de Navio I, um Casco nível 1, uma Vela nível 1 e um Canhão nível 1.

 

Utilize o kit de melhorias e vá para as Docas (aquela âncora branca gigante), lá você pode conferir a tela de seleção dos personagens e no canto inferior direito você pode notar um botão escrito Embarcar Navio.

 

 

 

Ao clicar neste botão você é transportado para o mar, aqui você pode conferir a aparência do seu navio juntamente com a vida total dele, agora o próximo passo é utilizar as peças que o prefeito te deu.

 

 

 

Apertando a tecla C você pode conferir todos os equipamentos que estão no seu navio, já que você acabou de entrar no mar pela primeira vez a sua embarcação não vai ter nenhuma peça equipada.

 

O próximo passo é equipar as peças para seu navio, com o inventário aberto clique com o direito nas peças que o prefeito te deu para equipá-las, ao terminar a sua embarcação ficará assim:

 

 

 

 

Note que a velocidade, vida e armadura do seu navio subiram, isso se dá ao fato das peças fornecerem status para sua embarcação, isso vai ajudar você na sua viagem pelos mares do GLA.

 

Agora que seu barco está todo equipado e pronto para zarpar, prosseguiremos para a próxima etapa.

 

 

Controlando o navio

 

 

Aqui você irá aprender como controlar sua recém adquirida embarcação, que apesar de pequena e humilde, é capaz de vários feitos. No mar, os controles diferenciam um pouco da terra firme, tendo em vista que você não pode mudar de direção repentinamente, assim como uma embarcação real você precisa dar curvas para virar o seu navio.

 

 

 

 

Tendo isso em mente muito cuidado para não se encurralar nas beiras das ilhas pois isso te deixa muito vulnerável a ataques de criaturas marinhas. Agora vamos aprender como utilizar o canhão da sua embarcação.

 

 

Assim como a movimentação, a sua principal arma também se difere do modo comum tendo em vista que você precisa mirar para acertar os tiros de canhão.

Ao apertar a tecla 1 ou F1 do teclado você pode perceber que seu cursor se transformou numa pequena área, essa é a área que o tiro de canhão vai pegar.

 

 

Tente mirar precisamente no alvo para causar dano. Muito cuidado para não errar o tiro pois você ficará um pequeno intervalo sem fazer nada até que a bala de canhão recarregue, treine bem sua pontaria!

 

 

Interface de navegação

 

 

Nesta seção explicarei todas as funcionalidades da interface de navegação, é bem simples.

 

 

 

 

Apertando a tecla M você pode conferir todo o mapa do oceano que você está, pode observar todas as ilhas e o mercado negro que é representado por um cifrão azul.

 

Você pode interagir com este mapa clicando com o botão direito e adicionando marcações personalizadas assim como em terra firme.

 

 

 

 

Abaixo você pode conferir a lista de habilidades que seu navio possui assim como o compasso de navegação.

 

 

O compasso funciona da seguinte forma: Utilizando o mapa (tecla M), você pode clicar com o botão esquerdo do seu mouse para marcar um local ou ilha, em seguida o compasso vai apontar para o local demarcado e abaixo será mostrado a distância em quilômetros até o ponto marcado.

 

 

Logo ao lado você pode notar um botão chamado AUTO.

Este botão serve para que você ative a auto navegação do navio, ao clicar nele (ou apertando Num Lock) a sua embarcação irá navegar automaticamente na linha que a ponta do navio está virada.

 

 

Se ele está apontado para a esquerda, o navio irá navegar infinitamente para a esquerda, se virado para a direita ele irá navegar para a direita e assim sucessivamente. Lembrando que ao colidir com algum obstáculo, o navio irá parar até que ele seja virado para outra direção ou aquele obstáculo seja removido do caminho.

 

 

Lembrando que você ainda pode virar sua embarcação para outras direções, mas o navio continuará navegando em linha reta da direção que você virou, desde que o botão Auto esteja ativado. No mar você não pode participar de missões especiais, apenas quando estiver em terra firme que você pode participar.

 

 

Obs: Se você utilizar a bússola (item especial) no mar, você voltará para a primeira ilha (foosha), então muito cuidado ao utilizar pois dependendo da distância, você terá que voltar tudo novamente.

 

 

Consertando seu navio

 

 

Depois de muitas batalhas no mar sua embarcação pode precisar de reparos, irei lhes ensinar como consertar seu navio.

 

 

 

 

Existem 3 kits de reparos, o 1.0, 2.0 e o 3.0.

 

 

Eles servem para repor a vida perdida da sua embarcação, cada um enche uma quantidade de vida por segundo durante 30 segundos.

 

 

O kit 1.0 recuperando 400 pontos, o 2.0 recuperando 750 pontos e o 3.0 recuperando 1200 pontos, compre o kit adequado e o utilize no mar.

Não mova sua embarcação durante o reparo pois isso interromperá o conserto e você irá perder o efeito do kit.

 

 

 

 

Devo lembrá-lo que ao utilizar um kit você não poderá usar novamente por 5 minutos, então escolha bem qual kit utilizar para deixar seu barco novinho em folha.

 

 

Agora iremos para o segundo tipo de reparo: Durabilidade nas peças.

 

 

Quando você leva muito dano ou morre no mar a durabilidade das peças é diminuída, assim como em terra você precisa reparar as peças em algum npc, para navios existem 2 maneiras.

 

 

 

 

A primeira forma é indo ao mercado negro, ao chegar perto você pode notar que o prédio do mercado negro tem um cifrão azul como os npcs, isso se dá ao fato que o mercado em si é um npc, você pode interagir com ele assim como faz com os npcs clicando com o botão direito do mouse.

 

 

 

 

Ao clicar em loja você pode notar uma interface similar aos dos npcs, aqui você pode comprar kits de reparo ou utilizar a aba Reparar acima para consertar as peças do seu navio.

 

 

 

 

É necessário que os itens estejam no seu inventário para que os mesmos sejam reparados, do contrário os itens não serão listados na aba de reparo.

 

Clicando em reparar você pode notar as peças que estão com durabilidade baixa e o preço a ser pagado para reparar as mesmas, pague a taxa e pronto! Suas peças estão novinhas em folha.

 

A outra maneira de consertar as peças seria levando em qualquer doca de qualquer ilha e falando com o npc.

 

 

 

 

Note que a interface é similar ao do mercado negro, a diferença entre elas é que o npc das docas vende materiais para você utilizar para aprimorar seu navio.

 

Note também que o npc vende kit de reparos, a diferença aqui é que o kit varia de acordo com o nível da ilha. Nas ilhas iniciais apenas o kit 1.0 estará disponível, a medida que você vai avançando nas ilhas os outros kits estarão disponíveis.

 

Eu aconselho você comprar pelo mercado negro pois em todos eles vendem os 3 kits.

 

Desequipe as peças danificadas do navio e as leve para o npc reparar como feito no mercado negro, a diferença aqui é que você precisará removê-las e terá de levá-las para o npc reparar, já no mercado você só precisa clicar em reparar.

 

 

Evoluindo o navio

 

 

Agora irei ensinar como você pode evoluir seu navio. Como você pôde notar, a sua primeira embarcação é um navio que é bem humilde e simples, mas podemos mudar isso evoluindo a sua embarcação.

 

 

Para evoluirmos a nossa embarcação vamos precisar de materiais para construir um novo kit de melhorias, existem 2 tipos de materiais que você vai utilizar para evoluir a embarcação, eu os chamo de materiais primários e materiais secundários.

 

 

 

 

Materiais primários consistem em itens que geralmente se levam em grandes quantidades na construção, este tipo de material serve também para a criação dos materiais secundários.

 

 

 

 

Materiais secundários são materiais que requerem materiais primários para ser construídos, geralmente eles são em quantidades mais modestas devido a forma que são feitos e adquiridos.

 

 

 

 

Também existe uma terceira categoria de materiais que eu os chamo de materiais terciários.

 

Este tipo de material não necessita ser construído mas também eles não podem ser adquiridos no npc das docas (com exceção da pólvora), você só pode obtê-los abatendo criaturas marinhas.

 

As formas de conseguir materiais primários é bem simples, existem 2 jeitos que você pode obtê-los.

 

O primeiro modo é o mais fácil e mais caro que é comprando os materiais direto do npc das docas, esse modo não tem muito segredo.

 

 

 

 

A segunda forma de conseguir os materiais primários é abatendo criaturas marinhas, ao derrotá-las elas deixam uma caixinha flutuando

 

 

 

 

Criaturas marinhas podem dropar desde materiais básicos até os mais avançados, isso vai depender da criatura em questão.

 

Materiais secundários são obtidos via craft (refino), como expliquei acima, você vai precisar de materiais primários para construir os materiais secundários e para isso você pode utilizar a mesa de construção que está presente em qualquer doca do jogo.

 

 

 

 

Nela você pode construir o kit de melhorias, novas peças (arsenais), visuais para o navio e refino, ao clicar na mesa você é apresentado a seguinte interface:

 

 

 

 

Você pode observar as várias opções de construção, o primeiro sendo o kit de melhoria que serve para evoluir o seu navio para o próximo nível e utilizando a barra de rolagem você pode notar que terão peças e mais armas para aumentar o poder de fogo da sua embarcação.

 

 

 

 

Você pode utilizar a barra acima para mudar a forma de construção, a primeira sendo o arsenal de armas, a segunda visuais para o navio e a terceira para refino.

 

Ao selecionar a barra refino você pode ver a lista de materiais secundários que podem ser construídos utilizando os materiais primários. (Algodão, minério de cobre, madeira...)

 

 

 

 

Com os materiais em mão selecione o objeto a ser refinado e clique em Construir. Espere o item ser construído e clique em Coletar e pronto.

 

 

O terceiro tipo de material são os materiais que só são obtidos via drop de criaturas marinhas (tirando a pólvora), geralmente você precisa matar criaturas um pouco mais fortes para consegui-los e eles são de um certo modo raros para obter, eles são utilizados em criação de armas novas para seu navio tais como Metralhadora, Ariete, Espingarda e etc.

 

 

Agora que expliquei como obter os materiais vamos ao próximo passo que é construir o navio de nível 2. Antes de tudo iremos precisar do Projeto de Tecnologia de Navio II, você pode obter este item completando a missão do rackham's ship que fica ancorado no porto foosha, o Projeto de Tecnologia de Navio III você adquire em uma missão da mesma forma, você pode começar ela com o Nezumi's Ship que fica ancorado no porto de orange town.

 

 

Você pode ver toda a linha de missões do Rackham Clique Aqui. e do Nezumi Clique Aqui. Tendo o projeto em mãos agora iremos construir o kit de melhoria de navio II. Precisaremos construir as peças do navio antes (Canhão Nível 2, Vela Nível 2 e Casco Nível 2), as outras armas são opcionais e não precisam para criar o kit de melhoria, apenas estes 3 itens básicos junto com o projeto são necessários.

 

 

Dependendo do nível da peça pode demorar mais de 1 hora para construir, então eu aconselho que as deixe construindo e volte em outro momento para pegá-las. Vale lembrar que, ao deixar o item construindo na mesa ele ficará na mesa daquela cidade. Exemplo: Sé eu deixar minhas peças construindo em Shells Town e ir para Orange Town, eu precisaria de voltar para Shells para pegar as peças prontas pois elas estavam sendo construídas lá.

 

 

 

 

Com tudo em mãos basta selecionar o kit de melhoria e clicar em Construir. Espere o tempo para finalizar e clique em Coletar para pegar o kit.

 

 

 

 

Ao finalizar a construção recolha a maleta e com ela em mãos vá para o mar, chegando lá clique no kit de melhorias e pronto, seu navio vai evoluir para o nível 2, equipe as novas peças e ele estará pronto para partir.

 

 

 

 

Evoluindo o seu navio ele vai ter mais 1 espaço extra de habilidades, sendo assim você vai poder equipar mais armas e aumentar seu poder de fogo

 

 

 

 

Substitua as peças de nível 1 pelas recém adquiridas peças de nível 2, as peças antigas ainda poderão ser equipadas apesar do navio estar evoluído, mas o aconselhável é utilizar peças do nível do navio para melhor aproveitamento dos status.

Abaixo irei listar a quantidade exata de materiais para a construção dos navios de nível 2 e nível 3 que atualmente são as únicas evoluções disponíveis.

 

 

Barco Nível 2 Projeto de Tecnologia de Navio II

 

- Quantidade: 1 Tora de Madeira

 

- Quantidade: 110 Minério de Cobre

 

- Quantidade: 80 Algodão de Baixa Qualidade

 

- Quantidade: 224 Pólvora

 

- Quantidade: 22

 

 

Barco Nível 3 Projeto de Tecnologia de Navio III

 

- Quantidade: 1 Tora de Madeira

 

- Quantidade: 1150 Minério de Cobre

 

- Quantidade: 640 Algodão de Baixa Qualidade

 

- Quantidade: 2400 Pólvora

 

- Quantidade: 135 Cola

 

- Quantidade: 5 Bola de Canhão de Cobre

 

 

Onde Construir: Baratie até Loguetown.

 

 

Equipamentos para seu navio

 

 

Nesta seção irei explicar os equipamentos (peças) que seu navio vai utilizar, assim como construir novos tipos de armamentos para todas as ocasiões.

 

 

 

 

As peças básicas são o Canhão primário, Vela e Casco. O canhão será sua arma principal (habilidade 1), você irá utilizá-lo na maior parte do tempo caso esteja em alto mar e criaturas marinhas ameacem o bem estar da sua embarcação.

 

A vela servirá para aumentar a velocidade de locomoção do seu navio, quanto maior for o nível da vela, mais rápido seu navio vai ser.

 

Por fim o casco serve como principal papel na defesa do seu navio, ele te concederá resistência contra ataques, ao longo do tempo o casco será danificado com o acúmulo de danos causados assim precisando consertar, fique atento pois com o casco quebrado a sua embarcação fica vulnerável e receberá mais dano.

 

 

 

 

Agora se você quiser novos armamentos para seu navio você vai precisar utilizar a mesa de construção novamente e ao rolar para baixo terá disponível armas secundárias para ser construídas.

 

 

 

 

Geralmente estas armas levam materiais secundários e terciários dependendo do nível da arma, você vai fazer um pouco mais de esforço para obtê-las, mas no final vai valer a pena pois sua embarcação terá novos tipos de poder de fogo.

 

O método de construção é o mesmo, leve os materiais até a mesa, clique em Construir e aguarde o tempo até completar, após Coletar vá até o mar e equipe a nova arma no seu navio.

 

Obs: Os navios terão um limite de habilidades a ser equipadas, sendo o nível 2 podendo utilizar 2 habilidades e o 3 poderá utilizar 3 habilidades (contando o canhão principal).

 

Você poderá utilizar habilidades mais fracas em um navio mais forte (uma espingarda level 2 em um navio level 3), só que eu aconselho você sempre construir equipamentos equivalentes ao nível do seu navio pois eles vão sinergizar melhor com a embarcação.

 

 

Aparência do seu navio

 

 

Como o título sugere, aqui iremos aprender como mudar a aparência da sua embarcação, todo mundo quer ter um barco com o visual maneiro não é mesmo? Existem 2 tipos de visuais que você pode aplicar ao seu navio, visuais básicos e visuais especiais. Primeiro irei explicar os visuais básicos.

 

Obs: Para utilizar novos visuais no navio é necessário que o mesmo esteja nível 2 ou maior.

 

 

 

 

Ao selecionar a aba Ships na mesa de construção podemos notar vários visuais disponíveis para construção, estes visuais requer um material chamado Tinta, ele pode ser adquiridos via Mercado Negro (comprando de jogadores) ou abatendo criaturas marinhas.

 

 

 

 

Construa o visual e ao terminar você irá coletá-lo e clicará com o botão direito do mouse sobre o item para registrar o visual no seu navio, prossiga para o mar e aperte a tecla C acessando o painel principal do seu navio, clicando sobre a foto da embarcação uma interface expandirá com todas os visuais registrados no seu navio, selecione o desejado clicando sobre o mesmo e pronto, sua embarcação estará com um novo visual.

 

 

 

 

O segundo tipo de visual são os visuais especiais, eles geralmente são adquiridos em conquistas e na loja de gemas (mais sobre a loja de gemas clicando aqui).

 

 

 

 

Concluindo todas as conquistas de uma missão especial você pode conseguir um visual único daquela missão em particular, algo para se orgulhar não é mesmo?

 

 

 

 

Apertando a tecla P você pode acessar a loja de gemas e na aba Navios terá uma variedade de visuais únicos para você comprar, desfile por aí mostrando que você tem dinheiro, afinal qual pirata não quer mostrar seu status não é mesmo?

 

 

Perigos do mar

 

 

Por fim irei mostrar para vocês o que lhes aguarda em alto mar. As criaturas variam bastante de tipo, desde Piranhas até as infames Orcas, cada uma com seu comportamento e ameaça.

 

 

 

 

Para enfrentar essas criaturas você precisa se preparar bem, dependendo da área você irá precisar de uma embarcação potente pois as criaturas foram feitas para enfrentar um tipo de embarcação em específico.

 

Um exemplo seria eu com um barco nível 1 ir para uma área onde o recomendado é ter uma embarcação de nível 2, lá terá muitas criaturas mais fortes que causarão muito mais dano no meu navio pois ele está 1 nível abaixo do recomendado para aquela área.

 

O indicado é sempre ter sua embarcação o máximo atualizada possível para evitar uma tragédia.

 

 

 

 

Ao matar uma criatura em alto mar uma caixa irá cair no oceano, isso é o espólio da mesma.

 

Para coletar chegue perto da caixa e clique com o botão direito sobre ela (ou aperte a tecla E) para obter o loot da criatura.

 

Lembro a você que no mar não da experiência como em terra firme, as criaturas apenas oferecem loot para você melhorar sua embarcação.

 

Bem gente é isso ai, espero que vocês tenham aprendido tudo sobre o sistema de navegação do GLA, agora você pode conquistar os mares deste vasto mundo que muitas aventuras te esperam. Até mais ver marujos!

 

 

Going Merry Friends