Tutorial Cliente

Categoria: systems | Nivel: Iniciante

Olá, neste Guia nós vamos apresentar alguns erros e soluções para os mesmos dentro do Launcher/Client de Grand Line Adventures. Aqui, deixaremos dicas de Desenvolvedores e pessoas que entendem do assunto de uma forma simples, clara e linear.


Começamos por erro mais “comum” em jogos do estilo de Grand Line (obs: não é tão comum hoje em dia, já que o client do jogo possui melhor otimização, porém não pode deixar de ser relatado aqui), o FATAL CRASH ERROR.

Geralmente esse erro faz com que você não consiga iniciar o launcher do jogo ou até mesmo aconteça quando você está jogando e muda de instância, por exemplo. Ele acontece porque em algum momento um dos arquivos do jogo acaba sendo corrompido. 

Existem vários motivos para que o erro aconteça, os mais comuns são:

 

1.  Falta de requisitos de sistema para que o launcher funcione;

2.  Incompatibilidade da máquina com o OpenGL do GLA;

3.  Falta de atualização de Drivers Gráficos;

4.  Sistema Operacional desatualizado;

5.  Arquivos de mapa/diretório (Pasta local) corrompidos;

6.  Possível Sistema Operacional corrompido.

 

Às soluções mais viáveis para esse tipo de erro são:

 

  • Falta de requisitos de sistema para que o launcher funcione:

 

  •  Antes de executar o download do jogo no site (grandlineadventures.com/pt/) você deve verificar se a sua máquina atende aos requisitos máximos e mínimos do jogo, pois caso algum deles não se encaixe você não conseguirá desfrutar do jogo em sua melhor performance ou até mesmo nem iniciá-lo. 


 

  • Em caso de incompatibilidade da máquina com o OpenGL:

 

  • Nesse caso você deve baixar uma nova versão (Ou atualizar a antiga) do OpenGL que está na sua máquina. Você pode fazer isso através do site oficial do OpenGL BR, já que eles sempre fornecem versões de atualização.
  • Uma outra solução e recomendação é que você vá até o arquivo de settings e trocar o painter para o DX9 (DirectX9), basta apenas mudar para a opção do DirectX9 e salvar.

 

  • Falta de Atualização de Drivers Gráficos:

 

  • Uma de nossas recomendações é sempre manter seus drivers gráficos atualizados. Como Grand Line está em constante evolução gráfica é necessário mantê-los sempre acompanhando o ritmo de atualização do Game, para que não existam problemas. Você pode utilizar sites ou softwares que detectam os gráficos desatualizados e fazem o download de acordo com seus periféricos. (Os softwares mais utilizados são: SlimDrivers e DriverEasy. Caso você utilize GForce, você pode utilizar o GForce Experience. Links de Apoio no final do tutorial) Não nos responsabilizamos por nenhum tipo de erro que possa ser causado por tais programas, a utilização dos mesmos é por sua conta e risco. Lembre-se de sempre fazer um ponto de restauração antes de utilizar esses procedimentos e, caso você não saiba como executar os procedimentos, você deve entrar em contato com um profissional da área pois isso pode acabar danificando sua máquina mesmo que indiretamente.



 

  • Sistema Operacional desatualizado:

 

  • Para solucionar esse problema, você pode utilizar a ferramenta de Windows update, que é um recurso do próprio Windows para atualizar o S.O. (Sistema Operacional). Caso você não consiga utilizá-lo, o recomendado é entrar em contato com algum profissional e pedir pra que ele execute. 


 

  • Arquivos de mapa/diretório (Pasta local) corrompidos:

 

  • O jogo está em constante evolução de sistemas, gráficos e jogabilidade, então é normal que existam bugs e que alguns deles venham a causar desfragmentação de arquivos, os mais comuns são no próprio minimap do game. Para resolver esse tipo de erro você pode seguir alguns passos, como: 

 

  • Utilizar a ferramenta de reparo do jogo;

 

  • Buscar soluções paliativas através de sites confiáveis, como sites de suporte (A própria Microsoft fornece suporte para diversos tipos de problemas com arquivos no geral);

 

  • Verificar o arquivo corrompido e tentar reinstalar o jogo. (Na maioria dos casos reinstalar o jogo por completo ajuda a resolver esse tipo de problema. Caso você pense em apagar a pasta e fazer o download novamente lembre-se de salvar ou fazer backup da sua Pasta MyData, pois é nela que estão contidos mapa e hotkeys. É válido lembrar que pode acontecer da própria pasta MyData estar corrompida, nesse caso é necessário refazer o download do jogo).




 

Possível Sistema Operacional corrompido: 


É possível que seu sistema operacional esteja corrompido. Assim, se alguns arquivos estiverem corrompidos, o sistema operacional pode não conseguir executar o jogo e/ou causar o seu mal funcionamento. Caso seu Windows seja Original, você poderá seguir alguns passos no link do Suporte da Microsoft (Disponível nos Links de apoio). Caso você não utilize o Windows original, existem altas chances de danificar a máquina.

 

Links de apoio: 

Suporte Microsoft para S.O. corrompido: https://support.microsoft.com/pt-br/help/929833/use-the-system-file-checker-tool-to-repair-missing-or-corrupted-system

Suporte Microsoft: https://support.microsoft.com/pt-br

OpenGL BR: https://opengl.br.jaleco.com

SlimDrivers: https://slimdrivers.br.uptodown.com/windows

Driver Easy: https://www.drivereasy.com

 

 

Checagem de integridade de arquivos “Infinitos”

Esse não é bem um “Erro”, porém algumas pessoas costumam reportar quando isso ocorre. 

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, às vezes essa demora acontece por terem muitos arquivos em uma atualização, como sprites e sistemas mais complexos do jogo, então é necessário que o launcher faça o cálculo do arquivo. Em resumo, basta aguardar até que a checagem finalize para poder logar no jogo normalmente e com suas atualizações em dia. 

 

Guia de inicialização de Grand Line Adventures para Linux

 

Assim que você efetuar o download dos arquivos do Jogo em sua máquina, vá até a pasta de destino e encontre o arquivo .zip do jogo, depois basta clicar com o botão direito sobre o arquivo, selecionando a opção de “Extrair aqui” 

Após extrair o arquivo, abra a pasta que foi gerada do mesmo, clique com o botão direito em qualquer local da pasta e vá em “Abrir o terminal”, fazendo isso, uma nova janela se abrirá e você precisará digitar alguns comandos.

O primeiro comando a ser utilizado é o chmod -R 777 e o nome do diretório.

Exemplo: chmod -R 777 glaclient

 

Digitando-o corretamente e indo para a próxima etapa, você precisará digitar o comando cd e novamente o nome do diretório.

Exemplo: cd glaclient 


Partindo para o último comando, você precisará digitar: ./glaclient-linux (Esse arquivo já é disponibilizado dentro da pasta dos arquivos gerais do jogo). Feito isso, aperte enter e o launcher do jogo irá abrir e baixar os arquivos necessários para que você possa jogar.

 

 

Obrigado por ter lido até aqui! Agradecemos o seu acesso à nossa Wiki. Espero que tenha gostado do Tutorial e que ele tenha te ajudado!

 

 

Going Merry Friends